sábado, 4 de abril de 2009

Êxodo 8:2


Dirigido por Paul Thomas Anderson, Magnólia é um fabuloso filme que se passa em San Fernando Valley, Califórnia, e acompanha um dia de nove pessoas que terão suas vidas interligadas pelo programa de televisão “O Que As Crianças Sabem”, onde três crianças competem com três adultos em um jogo de perguntas e respostas. Entre as crianças está Stanley Spector (Jeremy Blackman), um menino extremamente inteligente, mas que está cansado do programa e de seu pai (Michael Bowen), que o usa para ganhar dinheiro. O apresentador do programa, Jimmy Gator (Philip Baker Hall), é um homem que trabalha há anos na televisão e tem câncer. O produtor do programa, Earl Partridge (Jason Robards), também possui câncer, mas este está em fase terminal. Earl é marido de Linda Partridge (Julianne Moore), que casou com ele por interesse no seu dinheiro e que, apenas quando Earl está para morrer, descobre que realmente o ama. Earl tem um enfermeiro, Phil Parma (o grande Philip Seymour Hoffman), com o qual acaba criando uma forte amizade. Earl pede a Phil que procure e informe sua possível morte a Frank T.J. Mackey (Tom Cruise), apresentador de um seminário para solteiros e filho de Earl, que sempre o odiou pelo fato dele ter o abandonado aos quatorze anos, deixando-o sozinho para cuidar de sua mãe, que estava em fase terminal de câncer. Coincidentemente, Jimmy Gator, o apresentador do programa, tem uma filha, Claudia Wilson Gator (Melora Waters), que também não fala com o pai e o acusa de tê-la molestado sexualmente. Claudia é viciada em crack e, certo dia, o policial Jim Kurring (John C. Reilly), vai à casa dela após receber uma queixa de som alto em seu apartamento e se apaixona pela moça. E por último, Donnie Smith (William H. Macy), que em 1968, ainda criança, bateu o recorde de "O Que as Crianças Sabem", mas que depois de crescer, tornou-se um desempregado fracassado e que vive em busca da felicidade.

Recheado de cenas fortes e emocionantes, o filme mostra estas nove pessoas em busca do dom de perdoar e do perdão dos seus próprios erros que tarda a chegar.

Além do roteiro, Paul Thomas conta com um ótimo elenco, no qual o destaque se dá a Jeremy Blackman, que apesar da idade, dá um show de interpretação, e a Tom Cruise, que interpreta um personagem criado especialmente para o ator.

Quem assiste ao filme sem prestar atenção nos mínimos detalhes, fica sem entendê-lo, especialmente na parte final, onde ocorre uma chuva de sapos. Confuso? Sim. Mas ao assistir o filme é possível perceber várias sutis aparições dos números 8 e 2, o que, se bem interpretado, explica muitas coisas. A principal dica está em uma cena que mostra a platéia do programa de Jimmy Gate e, ao fundo, uma pessoa segurando um cartaz escrito 'Êxodo 8:2', ou seja, uma referência bíblica. Depois de uma conferida na Bíblia, é possível relacionar o filme com o texto, especialmente nas partes:
“Aarão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs saíram, cobrindo o Egito”.
“Mas se recusares a deixá-lo ir, eis que ferirei com rãs todos os teus termos”.

Além de tudo isso, o filme possui uma deliciosa trilha sonora composta por Supertramp e Aimee Mann, autora das músicas que inspiraram o roteiro e da música “Wise Up” que compõe uma das mais belas cenas do filme, onde todos os personagens cantam a música juntos.

Magnólia recebeu 3 indicações ao Oscar nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Tom Cruise), Melhor Roteiro Original e Melhor Canção Original (“Save Me”), ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator Coadjuvante (Tom Cruise) e foi indicado na categoria de Melhor Canção Original ("Save me") e ganhou o Urso de Ouro de Melhor Filme do Festival de Berlim.

Por Liz Khury

Nenhum comentário:

Postar um comentário