segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Inimigos Públicos pt. 2

Pelo que pude perceber lendo a crítica da Carol há alguns dias aqui no blog, e em outras tantas que circulam pela internet, Inimigos Públicos é daquele tipo de filme que ou você ama ou odeia.
Eu me encaixo no grupo dos que odiaram o longa estrelado por Johnny Depp. Não vim aqui para dar meu parecer, e sim, para mostrar duas opiniões muito distintas que saíram na Gazeta do Povo de quinta feira.
Uma delas simplesmente detona a produção cinematográfica,enquanto que a outra eleva Inimigos Públicos ao patamar de melhor filme do ano.
Abaixo, alguns trechos:
"[...]fui convocada a colocar no papel os motivos que me levaram a achar Inimigos Públicos, em cartaz nos cinemas, um dos mais entediantes a que já assisti. O filme demora a esquentar e não chega a ferver. As cenas de ação são excessivamente coreografadas e os diálogos são fraquíssimos – não entendi o porquê de Johnny Depp contar com os serviços de um técnico de som particular, se mal se consegue ouvir o que seu “introspectivo” personagem resmunga.Falta contextualização histórica: não fica claro o motivo que levou os norte-americanos a considerarem o ladrão John Dillinger um herói. Nem mesmo a história de amor vivida entre Dillinger e a balconista Billie Frachette (a encantadora Marion Cotillard) convence. A paixão arrasadora que a leva a ser presa como cúmplice (e que deveria servir para humanizar o personagem de Depp), perde o sentido quando ele morre ao lado de outra namorada, enquanto Billie vê o sol nascer quadrado." Juliana Girardi

"Até aqui, Inimigos Públicos é o filme do ano. Ou o filme americano do ano. Ele pode ser visto como um tributo aos policiais dos anos 30[...] Um homem caminha do carro até o prédio. Outro se despede da mulher e do filho. Uma mu­­lher diz que usa um vestido ba­­rato. Num filme de Mann, cenas assim se tornam inesquecíveis. Outro elemento que embala Inimigos Públicos é a trilha sonora. Perfeita com canções de Billie Holiday. Eu já mencionei que é o filme do ano?" Irinêo Netto

Para conferí-las por inteiro, é só clicar nos links abaixo.

http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=912079&tit=Bonito-mas-chato
http://portal.rpc.com.br/gazetadopovo/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=912080&tit=Melhor-filme-do-ano

Samantha Fontoura

Um comentário:

  1. é Sah, é bem isso mesmo, ou você ama ou você odeia.. já li várias críticas de pessoas que gostaram e outra de que não gostaram.. mas cá para nós, filme do ano é um exagero!!!

    ResponderExcluir