sábado, 22 de agosto de 2009

Se beber, não case

No terraço de um hotel em Las Vegas, os amigos Doug, Phil, Alan e Stu brindam à "despedida de solteiro inesquecível" que Doug terá naquela noite. Na seqüência seguinte, já é de manhã e os amigos acordam de ressaca na sua luxuosa suíte, agora completamente arruinada, com um tigre no banheiro, um bebê no armário e Doug desaparecido bem na véspera de seu casamento. Aí começa a jornada do trio em busca do noivo que sumiu. O pior é que nenhum deles consegue se lembrar de nada do que aconteceu na noite anterior, o que faz dessa busca uma tarefa bastante complicada.

À medida que pistas vão surgindo, eles descobrem que se meteram em mais confusões do que pensavam - envolvendo um casamento com uma stripper, uma viatura da polícia roubada e até Mike Tyson dando as caras como o dono do tal tigre que foi parar misteriosamente no banheiro.

Se beber, não case faz parte dessa nova safra de comédias escatológicas americanas, com direito a muitas palavras de baixo calão, mulheres seminuas e piadas sexistas. Mas o grande feito do filme de Todd Phillips é extrair risadas da platéia apoiando-se em tiradas cômicas espertas, boas construções de diálogos, situações e personagens (ainda que esses não fiquem totalmente livres de estereótipos). Phillips conduz muito bem a narrativa não deixando o ritmo cair em nenhum momento e, apesar da premissa simples, a graça está no desenrolar da história. Os excessos da trilha sonora é no que o filme peca, porém, isso não compremete.

Se beber, não case é uma bobagem divertida (no bom sentido, claro) que aposta na despretensão, no carisma de um elenco praticamente desconhecido e no humor politicamente incorreto. O propósito é fazer rir e, nisso o filme é extremamente bem sucedido, algo que o seu desfecho apenas comprova.

Por Andrizy Bento

5 comentários:

  1. bizarro são as fotos no final do filme.. muito boas..

    ResponderExcluir
  2. Hahaha,
    Tb achei, Carol.

    Só uma observação: Ir ao cinema e sentar ao lado da Serpa da Agência Tomada 1, é garantia de risos, mesmo antes do filme começar.
    ;)

    ResponderExcluir
  3. Aahhh...eu tbm ia fazer um texto sobre esse filme no blog! Tinha que ser a Drizy...fala "já fiz" agora! Hahahaha...

    Sempre eh MTO bom sair com vcs...já vamos combinar a próxima =D

    E Drizy...precisamos terminar nosso papo que estava indo mto bem antes do filme começar...hahahah

    Pra variar...gostei da crítica! "Bobagem divertida" com ctza é um termo adequado pra esse filme!

    Fer Serpa

    ResponderExcluir
  4. é vcs não paravam de rir um minuto.. uma hora eu estava dando risadas das risadas de vcs.. hehehhee

    é temos que combinar a próxima já =DDD

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, ainda não estou indo no cinema... Mas logo que der, eu vou.
    Acho hilária a tradução brasileira, já perceberam como os títulos mudam pra algo NADA A VER?
    "The hangover" - a ressaca, vira "Se beber, não case", hahahaah isso é ridículo!

    ResponderExcluir