terça-feira, 17 de março de 2009

Charles Chaplin


Charles Spencer Chaplin nasceu no dia 16 de abril de 1889. Sua mãe era atriz, mas teve que abandonar a carreira por um grave problema de laringite, já seu pai, artista do music-hall, abandonou a família. Dessa forma desde os cinco anos de idade o futuro diretor, produtor e ator teve que debutar artisticamente. Passou sua infância em orfanatos, onde ele encontrou elementos que utilizaria mais tarde em seus filmes. O cineasta conquistou o público do mundo inteiro com o seu humor e sua ironia através do personagem Carlitos - o vagabundo com bengala, chapéu-coco e calças largas.
Foi em 1909, já adolescente, que conseguiu um lugar na companhia do acrobata Fred Karno, que fazia sucesso com espetáculos de mímica, logo roubou a cena de Karno e foi para sua primeira temporada em Paris. Cidade onde os irmãos Lumiére, George Mélies e Max Linder fizeram nascer o cinematógrafo (uma espécie de ancestral da filmadora, movido à manivela e utiliza negativos perfurados, substituindo a ação de várias máquinas fotográficas para registrar o movimento. O cinematógrafo torna possível, também, a projeção das imagens para o público). Anos mais tarde Max Linder disse: “Chaplin teve a gentileza de me confessar que os meus filmes o levaram a fazer os seus próprios filmes. Chamou-me de mestre, mas fui eu que tive o prazer de aprender com ele”.
Logo após ter começado a dirigir filmes, Chaplin percebeu que o posicionamento da câmera, ia além da questão psicológica da cena, constituía também na articulação da cena e na base do estilo cinematográfico. Entre seus principais filmes estão O garoto (1921), Em busca do ouro (1925), Luzes da cidade (1931), Tempos modernos (1936) e O grande ditador (1940).
Por Marina Salmazo

Nenhum comentário:

Postar um comentário