quarta-feira, 11 de março de 2009

O leitor - Uma bela história



Quando penso numa história, quando falo sobre qualquer história, sempre penso o seguinte: história boa é aquela que mexe com as questões mais simples e profundas da vida. A angústia, a culpa, a traição, a redenção.

Isso independe do suporte, um bom livro não precisa de belas gravuras ou uma bela capa quando se conta uma boa história. É a história por si só e ponto. E assim é também com o cinema (porque não?). Se uma história é boa, não é necessário nenhum grande efeito especial, nenhuma engenharia computacional especializada.

Foi assim com O Leitor (The Reader) – 2008. Uma ótima história. O que me cativou mais foram os silêncios que tudo diziam de Hanna Schmitz (Kate Winslet) e a atuação de David Kross no papel do jovem Michael.

Como já disse lá em cima, os ingredientes foram muito bem trabalhados, principalmente a culpa e a redenção vividas pela que não sabia ler/escrever e é acusada de um crime onde uma das principais provas é uma carta atribuída a ela.

Fotograficamente o filme também não deixa a desejar. Bela cena aquela em que Hanna decide morrer e elege como única companhia nesse momento os livros  - que foram, durante muito tempo, como que enigmas para ela.

Enfim, apesar de não ser um consumidor assíduo do cinema, há de se reconhecer belas histórias contadas de maneiras igualmente belas, foi o caso deste filme. 

[Marcos Vinicius]

Um comentário:

  1. um bom texto, ainda q vc não goste de cinema hehe
    da próxima, sugiro q saboreie mais o seu escrever.
    evitaria os ¨deixa a desejar¨ - ainda q o blog possa ser mais solto.

    ResponderExcluir